Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Celebração 10 anos Campus Carmo de Minas
Início do conteúdo da página

Celebração 10 anos Campus Carmo de Minas

Publicado: Terça, 19 de Novembro de 2024, 18h10 | Última atualização em Segunda, 25 de Novembro de 2024, 08h26

Campus Carmo de Minas completa uma década de história

placa carmoNesta segunda-feira, 18 de novembro, a comunidade do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) celebrou duas grandes conquistas do Campus Carmo de Minas, alcançadas em 2024. Em cerimônia realizada no auditório da unidade, estudantes, servidores e gestão do Instituto, além de autoridades locais, reuniram-se para comemorar os 10 anos de existência do Campus Carmo de Minas e a elevação da unidade à categoria de campus pleno, deixando de ser campus avançado. A solenidade foi transmitida ao vivo pela TVIFSULDEMINAS e sua gravação pode ser conferida aqui.

Transformação e Expansãoauditorio carmo

O agora Campus Carmo de Minas teve sua tipologia alterada em 7 de maio, pela Portaria nº 411 do Ministério da Educação (MEC). A conquista foi obtida apenas por 18 dos 76 campi avançados da Rede Federal existentes no Brasil e é reflexo de anos de dedicação de servidores, estudantes e gestores. Com a nova classificação, o Campus Carmo de Minas dobrará sua estrutura administrativa e pedagógica, passando de 20 para 40 docentes e de 13 para 26 técnicos administrativos. Essa ampliação permitirá a oferta de mais cursos e vagas, atendendo a demandas regionais e consolidando seu compromisso com uma educação pública, gratuita, inclusiva e de excelência.

O reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa, participou da celebração. O dirigente comemorou a fase e a trajetória bem-sucedida do campus. “Parafraseando o filósofo grego Aristóteles, carregue uma mão de terra todos os dias e terá uma montanha. Hoje, o nosso Campus Carmo de Minas já é considerado uma montanha inabalável. Ainda mais agora com essa expectativa da ampliação do quadro de servidores e consequentemente das ações e oportunidades que têm feito a diferença aqui na região. Este campus é um orgulho para nós e vamos investir cada vez mais, trabalhar cada vez mais para continuar esse belíssimo trabalho”.

reitor carmoUma Trajetória de Sucesso

A alteração de tipologia foi um reconhecimento do papel fundamental desempenhado pelo campus na educação e no desenvolvimento de Carmo de Minas e região. Essa atuação ocorre desde 2012, quando o IFSULDEMINAS iniciou o Projeto de Extensão “Circuito das Águas”, que previa a abertura de polos de ensino em vários municípios, entre eles, um na região de Carmo de Minas e São Lourenço. A sede definitiva do campus (endereço atual) foi inaugurada no final de 2015, recebendo os primeiros alunos no início de 2016. Desde então, a instituição tem contribuído significativamente para a formação profissional e tecnológica, acolhendo estudantes de diversas cidades e ampliando suas oportunidades. Atualmente, oferece cursos técnicos integrados e subsequentes, ensino superior e pós-graduação e conta com cerca 9 mil alunos matriculados.

diretor carmoO diretor-geral do Campus Carmo de Minas, João Olympio de Araújo Neto, foi o anfitrião do evento e se emocionou ao relatar a trajetória, os desafios, as conquistas e as perspectivas do campus após uma década de história. “Esta celebração é histórica para a comunidade do Campus Carmo de Minas. Agora, com status de campus pleno, nossos horizontes se ampliam. Os compromissos e os desafios do passado jamais serão esquecidos, pois estão marcados na mão de cada um. Mas, novos caminhos estão prontos e precisam ser trilhados. Estamos atentos para buscar novos servidores, elevar nosso orçamento, oferecer ainda mais oportunidades para o que temos de mais precioso: nossos estudantes. A cada passo reafirmamos nosso compromisso com a educação pública de qualidade e inclusiva, que transforma vidas sem distinção de classe, gênero e condição econômica”, relatou o diretor-geral.

Celebração e Cultura

coral carmoA cerimônia em comemoração às conquistas de Carmo de Minas foi iniciada de forma emocionante, marcada por momentos culturais que destacaram o talento da comunidade acadêmica. O Coral Voices IFCDM, criado em 2022 e composto por estudantes do campus, contagiou o público com interpretações de Bohemian Rhapsody e Somebody to Love, do Queen, além da música brasileira Você Chegou, do grupo Barbatuques.
Outra atração foi o projeto Violão no IF, que trouxe melodias como o hit internacional My Heart Will Go On e a cantiga popular Nesta Rua. Criado em 2023, o projeto ensina violão a alunos do campus e da comunidade local, reforçando a integração entre educação e cultura.

Autoridades presentes

mesa carmo 2A mesa de honra contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o reitor do IFSULDEMINAS, Cleber Ávila Barbosa; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica e ex-reitor do Instituto, Marcelo Bregagnoli; o diretor-geral do Campus Carmo de Minas, João Olympio de Araújo Neto; o também ex-reitor e professor do IFSULDEMINAS, Sergio Pedini; e o ex-diretor-geral do Campus Três Corações, Francisco Vitor de Paula.

Prefeitos das cidades de Carmo de Minas e de São Lourenço e representantes de autoridades do poder legislativo também participaram, reforçando a relevância do evento para a região. “A vinda do IFSULDEMINAS para a nossa cidade foi um ganho muito grande. Nós queremos manter a parceria com o Instituto, para crescer cada vez mais”, declarou o prefeito do município de Carmo de Minas, Darci Palma de Melo.

O prefeito da cidade de São Lourenço, Walter José Lessa, parabenizou a instituição pela sua primeira década de existência e relembrou o fato de que São Lourenço quase foi a sede do IFSULDEMINAS naquela região. “A gente não pode ficar triste com as coisas que a gente perde. A gente tem que ficar feliz com as coisas que deram certo. Isso que é importante. Hoje, São Lourenço contribui ofertando transporte escolar diário para cerca de 170 estudantes da nossa cidade virem a Carmo estudar no Campus Carmo de Minas. É uma alegria para nós”, comentou Lessa. bregagnoli carmo 2

Anúncios

Em seu momento de fala, o secretário de Educação Profissional e Tecnológica e ex-reitor do IFSULDEMINAS, Marcelo Bregagnoli, reforçou que o campus mudou de tipologia por causa de seus indicadores e importantes entregas para a região onde atua. Contudo, ventilou que o cenário de mudanças ainda está em progresso. “Nós teremos uma revisão da portaria dos Institutos Federais em breve que, inclusive, traz novas possibilidades para o IFSULDEMINAS. Eu posso dizer, com tranquilidade, que Carmo de Minas e Três Corações são campi postulantes, neste momento, para uma nova alteração de tipologia, passando dos recentes 40/26 (relação de vagas docentes/TAES) para 70/45, pois existe uma forma de atuação nesses campi que faz a diferença nesta região. Além disso, o MEC irá disponibilizar R$ 1,5 milhão, para ambas as unidades, para a construção de bibliotecas novas, sem reaproveitamento de estrutura”, pontuou Bregagnoli.

Homenagens e Reconhecimentosaluna carmo

A celebração foi também uma oportunidade de homenagear figuras que marcaram a história do campus. A professora pioneira, Lilian Vanessa Silva, e a primeira técnica administrativa do campus, a pedagoga Arthemisa Freitas Guimarães Costa, receberam certificados de reconhecimento pelos anos de dedicação ao Instituto.

Além disso, depoimentos, em vídeo, de professores aposentados e egressos foram exibidos e destacaram a transformação proporcionada pela instituição na vida de muitas pessoas. Representando a comunidade discente, Clara Lira, estudante do curso Técnico Integrado em Informática, também teve a oportunidade de compartilhar com a plateia o impacto transformador do campus em sua vida e na de seus colegas. “Este campus transformou a minha trajetória acadêmica e tenho certeza que a de muitos outros estudantes. Aqui, encontrei oportunidades que jamais imaginei ter. Participei de projetos de extensão, de pesquisas, de grupos de estudo e fui bolsista. São experiências que me tornam não apenas uma aluna melhor, mas uma pessoa mais preparada para o futuro”, descreveu Clara.

fanfarra carmoEncerramento e Confraternização

O momento simbólico mais esperado foi o descerramento da placa comemorativa que oficializou os 10 anos do Campus Carmo de Minas, celebrando sua trajetória de sucesso e contribuição à comunidade. A festa foi concluída com a apresentação da Fanfarra do Campus Inconfidentes, seguida de um almoço para todos os presentes.

O evento não foi apenas uma celebração, mas um marco que reafirmou o papel transformador do IFSULDEMINAS em Carmo de Minas e região. A trajetória da instituição é um exemplo de como a educação pública pode impactar positivamente a sociedade, criando oportunidades e mudando vidas.

Texto: Renata Cunha
Fotos: André Mota e Enéas Sperle
Data: 19/11/2024

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página