Ir direto para menu de acessibilidade.

Curso FIC

Campus Avançado Carmo de Minas capacita alunos para atuarem com turismo na Rota de Café Especial

fic 4Os alunos dos cursos técnicos em Administração e Alimentos participaram de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), realizado em parceria com a Rota do Café Especial, entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro de 2017. Os alunos foram capacitados para atuarem como condutores de roteiros de turismo de experiência na Rota do Café Especial entre Carmo de Minas e São Lourenço, oferecendo abordagem completa.

Os instrutores Renata Prado, gestora da Rota, e Gabriel Guimarães, da Unique Cafés, apresentaram técnicas de guia; sustentabilidade e turismo aplicados à cadeia produtiva do café especial; comunicação, expressão e desenvolvimento interpessoal do guia turístico; ética e cidadania na prestação de serviços turísticos. Gabriel Guimarães, que é barista, também desenvolveu os conceitos básicos de degustação de café e Lateart. O refinamento cultural ficou a cargo de Simone Ribeiro, que conduziu os alunos numa visita guiada na Galeria de Arte Paiva Frade para receberem conceitos de arte e cultura.

Noções de primeiros socorros aplicados às situações ocorridas na rota turística foram tecnicamente apresentadas pelo Soldado Leonardo Lemes de Paula, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Fechando o ciclo de conhecimento, os alunos fizeram um resgate de histórias e vivências dos costumes locais, enriquecendo e valorizando os aspectos históricos, além de participarem do roteiro “Do pé à xícara”, para consolidarem a aprendizagem de guias de turismo de experiência. Gabrielly Ferreira, da Rota do Café especial e aluna no Campus Avançado Carmo de Minas, é a coordenadora do turismo de experiência e organizou este passeio para os colegas do IFSULDEMINAS. A professora Lílian Vanessa Silva coordenou o curso.

A gestora do Rota do Café Especial, Renata Prado, comentou que ficou muito satisfeita com os resultados do FIC, e percebeu que os alunos se transformaram em coffeelovers e estão aptos a atuarem profissionalmente como condutores de turismo de experiência. Ela ressalta que o objetivo de estimular vivências e o engajamento nas comunidades locais, gerando aprendizados significativos e memoráveis, foi alcançado. Mateus Moreira, do curso Técnico em Administração, resumiu a percepção de todos os colegas expressando que agora “faz sentido fazer sentido”; que é a essência do turismo de experiência vivenciada no FIC. O encerramento do curso FIC foi realizado na Fazenda do Sertão, onde se vivencia o roteiro “Do pé à xícara”. O Campus Avançado Carmo de Minas foi representado pelo diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Luiz Gustavo de Mello que parabenizou os alunos e agradeceu à Rota do Café Especial esta oportunidade de parceria.

Texto: Professora Lilian Vanessa
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS