Parceria com Senar

Cursos de Classificação e Degustação de Café COB e Cafés ESPECIAIS foram ofertados no Campus em parceria com o Senar Minas

O café é uma das fortalezas econômicas do Sul de Minas e o Campus Avançado Carmo de Minas, situado numa região produtora de cafés especiais, buscou parceria com o Senar para ofertar capacitações que fortaleçam a empregabilidade dos alunos neste setor.

Em maio ocorreu o primeiro Curso de Classificação e Degustação de Café pela Classificação Oficial Brasileira (COB), tendo 22 participantes em duas turmas, entre alunos, ex-alunos, servidores e cidadãos da comunidade. O instrutor do Senar foi Ricardo Aloise Júnior. Em junho ocorreu o primeiro Curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, capacitando 8 participantes. O instrutor do Senar foi Roberto Gregatti. O primeiro curso foi introdutório e emprega o sistema COB, utilizado oficialmente no Brasil e associado com a precificação mundial do café commodity. É a partir deste curso que o interessado pode participar do Curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais.

Na classificação realiza-se a escolha dos grãos de café de uma amostra eliminando seus defeitos para que os grãos possam ser torrados e a bebida resultante possa ser provada. E a degustação, ou “prova” de café, é o ofício/arte de provar e avaliar a fragrância, o aroma e o sabor, entre outros atributos sensoriais do café para classifica-lo segundo a Classificação Oficial Brasileira (COB) ou a escala de pontuação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

A trajetória para se tornar um degustador de cafés também foi sendo apresentada aos participantes junto com as técnicas de classificação e degustação. Os instrutores do Senar, além de experientes, são Degustadores Q-Grader de café, ou seja, um degustador oficial mundialmente reconhecido. O Sr. Ricardo Aloise forneceu explicações técnicas sobre a classificação do café, a importância da torra e as características dos cafés do sistema COB percebidas pela degustação. Também levou os participantes para conhecerem uma unidade de armazenagem e beneficiamento de café da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde – Cocarive. Ricardo Aloise ressaltou a importância de cada um observar seu olfato e o paladar, pois são as ‘ferramentas’ do degustador, que deve ser capaz de perceber e relatar aromas, fragrâncias e sabores sutis presentes nos cafés. Tudo isso foi reforçado pelo Sr. Roberto Gregatti, que realizou os testes de classificação, de perfil sensorial e empregou torra de café monitorada por gráficos de tempo x temperatura para complementar a formação dos participantes. Ele trouxe amostras de cafés de alta pontuação para favorecer o desenvolvimento sensorial dos alunos.

O diferencial do Curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais realizado no Campus Avançado Carmo de Minas foi o uso de um microscópio estereoscópio para que os participantes observassem com alta nitidez o efeito da torra sobre os grãos, favorecendo o estudo de obtenção da torra perfeita, quando o grão adquire coloração uniforme e que remete ao chocolate. A torra é etapa crucial para desenvolver a potencialidade de um café especial para gerar uma bebida diferenciada.

O Senar é representado em Carmo de Minas pelo Sindicato Rural de Carmo de Minas e pela mobilizadora Regina Célia Paiva Sallum. A Cocarive tem sido parceira do Campus Avançado Carmo de Minas em todas as ações de capacitação no universo do café, entre elas destacam-se o apoio para a realização dos cursos com o Senar e as várias palestras ministradas para o EduCafé – projeto do Curso Técnico em Alimentos. A parceria tem trazido benefício para todos os envolvidos. Os participantes dos cursos ressaltam a formação de alto nível proporcionada pelos cursos, favorecendo a empregabilidade no setor de cafés especiais. Os instrutores e a extensionista do Senar apontam que a infraestrutura do Campus Avançado Carmo de Minas é adequada para os cursos e pode ser aperfeiçoada para se tornar referência em estudos com cafés especiais na região, além de permitir o aumento da oferta de cursos do Senar. A Cocarive se beneficia da melhor qualificação da mão de obra que fica disponível para contratação e da possibilidade de desenvolver projetos on demand com o Campus Avançado Carmo de Minas.

Em breve ocorrerá o Curso de Torra de Cafés Especiais e em agosto será ofertado o Curso de Barista, entre outros que serão agendados para o segundo semestre.

Confira as fotos dos cursos!

Texto: Lílian Vanessa Silva
Fotos: Alunos participantes dos cursos
Publicado em 29 de junho de 2018.