0000009677 dominio publico

periódicos

siape

EduCafé

O universo dos cafés especiais – o mundo do barista foi o tema desenvolvido pela Unique Cafés no EduCafé

O barista é um profissional que atua no preparo do café para beber sem se limitar a isso, pois deve conhecer a história de cada lote de café, seu cultivo, o tipo dos grãos e sua origem. A profissão de barista tem ofertado um número crescente de oportunidades de trabalho no Brasil junto com o alto crescimento de consumo de cafés especiais; e faltam pessoas qualificadas.

uniqueA riqueza de informações que um barista carrega sobre cada café, além do glamour e da dedicação necessários à profissão foram transmitidos aos participantes do EduCafé por Gabriel da Cruz Guimarães. Ele é barista da Unique Cafés e já recebeu prêmios importantes nos campeonatos da categoria, como o de Campeão Sul Mineiro de Barista.

Gabriel Guimarães demonstrou que o barista é o alquimista do preparo, mas precisa entender do processo produtivo que interfere na qualidade até o café chegar na mão dele: os tratos culturais e pós-colheita, o processo de torra, de prova, a análise clínica do café. Atuando como barista há mais de sete anos, ele estimulou os alunos interessados a buscarem uma qualificação, afirmando que ”-desde quando eu comecei, enxergo que o mercado deu uma guinada, vem evoluindo; as pessoas estão se interessando mais por cafés melhores e nosso papel como barista é trazer mais educação para a xícara. Por isso, estou muito satisfeito em poder participar do EduCafé”.

Os equipamentos, utensílios diversificados e técnicas diversas para preparar o café foram demonstradas na atividade teórico-prática que aconteceu no Laboratório de Processamento de Alimentos do Campus Avançado Carmo de Minas, do IFSULDEMINAS. Gabriel apresentou os vários campos de atuação do barista, desde o preparo do café até a mixologia, destacando também os diferentes campeonatos que este profissional pode participar. Foi abordado o surgimento do café no Brasil, a caixa didática com as fases do café até a torra, os métodos do preparo de café coado (V60, Kalita, Clever, Aero press, French press, Chemex, Soft brew), o funcionamento das máquinas moinho e de espresso, a extração de expressos.
A demonstração prática não poderia faltar! Gabriel Guimarães ensinou os participantes a prepararem um café coado e o drink Espresso Tônica, uma refrescante bebida com café, água tônica, gelo e xarope de frutas. Cada um pôde fazer a sua mistura e todos celebraram o café!

A aluna Vanessa Faria da Silva comentou que ”-Para a minha formação como Técnica em Alimentos a palestra foi de grande importância e muito enriquecedora, pois estou concluindo meu estágio na cafeteria onde o Gabriel atua e tudo o que foi dito eu estou tendo conhecimento na prática”.

EduCafé – ações educativas em café tem apresentado a cadeia do café especial aos alunos do Curso Técnico em Alimentos e aos técnicos em alimentos formados no Campus Avançado Carmo de Minas.
Palestras são proferidas por profissionais especialistas em cada tema, representando empresas e instituições da região, o que fortalece a formação de mão de obra pelo Campus Avançado Carmo de Minas e o contato dos alunos e técnicos em alimentos com o mercado de trabalho.

Confira as fotos!

Texto: Vanessa Faria da Silva e Lílian Vanessa Silva
Fotos: João Carlos Munhoz e Lílian Vanessa Silva
Publicado em 20 de junho de 2018.