0000009677 dominio publico

periódicos

siape

Visita técnica

Alunos dos cursos Técnico em Administração (MédioTec) - Polo Pedro Leopoldo visitam a fábrica FIAT em Betim

20180514 154916No dia 14 de Maio, cerca de 30 estudantes dos cursos Técnicos em Administração do Instituto Federal do Sul de Minas (MEDIOTEC) - Campus Avançado Carmo de Minas – Polo Pedro Leopoldo/MG, visitaram a fabrica da FIAT em Betim. A visita técnica foi organizada pelo professor Mediador Fernando Guimarães e Coordenadora de Polo Cristiane dos Santos Costa, que acompanhou os estudantes, os alunos foram dividido em duas turmas em dois turnos, (manha e tarde) conforme norma da empresa.

O objetivo principal foi o conhecimento e a identificação das peculiaridades do processo produtivo de uma indústria, especialmente necessidade de oportunizar aos alunos o contato mais aproximado da teoria com a prática efetuada no cotidiano das organizações. Sendo assim se faz importante que nesse novo modelo de gestão sobre a ótica de gestão de estoque e produção de bens e serviços, se pense também em uma gestão mais aberta de conhecimentos voltada para a sustentabilidade.

Durante a visita técnica, os alunos conheceram as instalações da fábrica bem como as diversas etapas do processo produtivo, passando por e galpões, pista de teste e estão de tratamento de agua e reaproveitamento das sobras de matéria prima. Ao longo do percurso, os estudantes foram informados sobre a produção diária de veículos, porém seu processo de fabricação e se dá por Demanda, a tecnologia adotada na fabrica com a implantação de vários robôs em todos os setores, cada galpão representava uma etapa do processo, desde a fabricação das peças dos veículos até o acabamento final. Dessa forma os alunos puderam perceber todo o conteúdo que estão aprendendo durante o curso sendo aplicado em cada etapa do processo produtivo, incluísse no quesito sustentabilidade e responsabilidade social.

“A atividade de realizar uma visita técnica até a Fiat, teve o objetivo de nos levar a um encontro com o universo profissional. A visita nos levou a ter, além do conhecimento teórico, o conhecimento prático da realidade empresarial. Foi uma visita que despertou muitos olhares curiosos, víamos nos olhares de boa parte dos alunos a vontade de estarem ali observando toda a produção e aprendendo mais sobre o universo profissional. Ali não vimos somente à produção de carros, vimos coisas além, ligadas ao nosso curso. É um lugar onde não víamos corpo mole, que além dos olhares dos alunos víamos também os olhares de muitos profissionais que ali estavam, víamos o prazer em seus olhos de estarem ali. Foi uma ótima oportunidade que me fez ver além daquilo que estava sendo mostrada, uma visita que me fez querer estar ali, ajudando, nem que fosse para pegar o parafuso que caiu no chão. Foi um lugar que fez com que eu mante-se o foco no que eu estou fazendo.”

Carolina Inácio de Oliveira - Aluna

"Sabemos que o conceito de administrar não se restringe somente ao gestor administrativo. Muitas empresas estão adotando o jeito certo de administrar, de gerir recursos e pessoas. A administração em si é um campo vasto e amplo. A visita técnica a Fiat Chrysler, no dia 14/05, proporcionou um conhecimento vasto e ampliou o que já era de conhecimento. O grupo FCA, não se preocupa apenas com seus produtos, mas também com seus colaboradores e os resíduos gerados após a fabricação de produtos. Vimos que o grupo empresarial constrói suas metas e objetivos através de 13 pilares, denominados WCA. Ao cumprimento dessas metas os colaboradores de cada setor independente recebe uma gratificação, para que os mesmos continuem a bater essas metas. A sustentabilidade é tema de que não deve ficar para trás, Desde o início do processo de fabricação até ao processo final, tudo que se denomina lixo serve de reciclagem para a Cooperárvore, cooperativa destinada a reciclagem, criada pelo FCA. O processo de purificação da água é um processo minucioso e delicado, a instituição consegue reaproveitar cerca de 99,99% da água. Por fim, apreciamos o processo de trabalho, é um processo moderno e delicado, a maioria dos serviços é realizado por robôs, os mesmos realizam serviços que os profissionais, porém em tempo menor. O processo logístico da instituição também é delicado, a adoção do sistema Just Time tem se mostrado eficiente."

Deidson Carlos Costa Anacleto- Aluno

“Bom primeiramente queria agradecer a você e a Cristiane, por ter proporcionado um dia de brincadeira e conhecimento, eu particularmente fiquei muito interessado nas coisas que consegui aprender naquela empresa, gostei muito de saber que a Fiat ajuda as pessoas dando abrigo, conhecimento, cultura e trabalho para as pessoas mais pobres, fiquei muito interessado em trabalhar em uma daquelas áreas da Fiat, de montagem por que gostos muito de carro e como são montados e também gostei muito de conhecer e compreender como são montados os automóveis, como que eles fazem tudo perfeito, também percebi que o que aprendemos no curso de administração se aplica muito nas empresas, como a gestão de pessoas, a visão e o objetivo da empresa.”
Matheus Henrique Moreira Dias- Aluno
Nesta semana tive a oportunidade de conhecer a Fiat em uma visita técnica e me deparei com um verdadeiro filme de robôs e carros. Durante o trajeto pude perceber como funciona o dia a dia de uma indústria e com o os carros são produzidos. A Fiat possui 16.000 colaboradores e fabrica produz 3.000 veículos por dia e 800 mil por ano. Em meio a tanto deslumbre de uma indústria de automóvel, teve também várias curiosidades; A FCA, que significa Fiat Chrysler automobile, passou a controlar várias marcas como: Dodge, Jeep, Maserati entre outras. Além disso, a Fiat é uma marca global da FCA que é considerado o sétimo maior fabricante mundial de automóveis. Ver de perto toda essa produção é uma experiência incrível e surpreendente."

Poliana Rafaela Ribeiro- Aluna

“No dia 14 desse mês fizemos uma excursão para a FIAT, em Betim. Visitamos toda a fábrica e conhecemos seus métodos de produção. Nossas guias foram Tamires e Jade, elas foram muito gentis e atenciosas conosco. O ambiente de trabalho se mostrou muito bom, com segurança, organização e planejamento, eles usam métodos não convencionais que estimulam seus colaboradores a trabalharem com satisfação e bom humor. No último galpão que visitamos, que é onde ocorre a montagem final, vi muitos colaboradores conversando, rindo e pareciam estar se divertindo, enquanto realizavam o serviço com precisão, isso me deixou muito impressionada pois em muitas empresas o colaborador faz o serviço apenas por fazer e só consegue pensar se já está dando a hora de ir embora mas na FIAT eu não vi isso, vi nos olhos de todos aqueles homens e mulheres uma satisfação e orgulho muito grande por trabalharem lá, e toda essa boa vibe é transmitida para o trabalho que acaba sempre sendo bem executado. Saí daquele lugar querendo me formar em qualquer faculdade que torne possível minha entrada para essa empresa, é um lugar o qual eu trabalharia com toda certeza e seria muito feliz assim. Aprendemos muito durante nossa visitação, lições que quero levar para a vida.”

Luiza Carvalho de Almeida. - Aluna

"A Fiat é uma empresa que impressiona, o que pode ser percebido é que a organização é uma das chaves para seu sucesso. A empresa adotou um novo modelo de negócio que é chamado de WCM que são pilares técnico que a Fiat adotou dentro das fábricas para atingir excelência na fabricação dos automóveis. A Fiat também promove programas sociais uma delas é a Árvore da Vida que tem como premissa a inclusão social de crianças e adolescentes através de ações socioeducativas e a capacitação profissional de jovens e adultos na comunidade onde se localiza a fábrica da montadora (Jardim Teresópolis, com 33 mil habitantes), no município de Betim, em Minas Gerais."

Micaela Aparecida Alves Barbosa- Aluna

"No dia 14 de maio tivemos com a ajuda da Cristiane e o Fernando, uma oportunidade incrível de conhecermos a FIAT. A fábrica ocupa uma área de 2,2 milhões de metros e possui em torno de 16 mil funcionários. A fábrica tem o objetivo de produzir 3 mil veículos por dia, podemos observar a organização a qual os funcionários estavam trabalhando e todos com os equipamentos necessários para a segurança, algumas coisas q foram apresentadas no curso podemos observar como missão, organização, visão, etc ... A tecnologia está cada dia, mais ligada às fábricas, em todos os setores vêm à tecnologia. As regras e a organização são muito importante para um bom funcionamento da fábrica, todos os funcionários concentrados no seu trabalho para apresentar um produto de qualidade, são efetuados vários teste para ver se está tudo correto e se o produto pode ser encaminhado até uma central onde o caminhão vem buscar e distribuir os carros em lojas pelo Brasil."

Camila Simões Cota- Aluna

Texto: Fernando Guimarães
Fotos: Fernando Guimarães e Cristiane dos Santos Costa
Publicado em 21 de maio de 2018.