0000009677 dominio publico

periódicos

siape

Visita técnica

Alunos do curso Técnico de Alimentos visitam indústria de bebidas

No último dia 26 de abril, alunos do curso Técnico em Alimentos dos módulos I, II e III visitaram a Casa São Geraldo, empresa situada na cidade de Andradas (MG). A atividade foi organizada pelos professores Adriano Alvarenga Gajo e Belami Cássia da Silva.

Inicialmente, a empresa apresentou sua trajetória histórica aos alunos, explicando os motivos de sua existência na cidade de Andradas, seu pioneirismo na região e destaque como uma das maiores produtoras de vinhos do estado. Durante a palestra de apresentação, foram esclarecidas as peculiaridades do clima do sul de Minas que propiciam o cultivo de certas variedades de uvas usadas na fabricação de vinhos finos.

Os alunos acompanharam o processo de produção de vinhos de mesa e finos, desde o plantio da uva, envelhecimento no caso dos vinhos finos, e envase. A visita foi guiada por um engenheiro agrônomo e sommelier, que proporcionou aos estudantes conhecimentos sobre plantio, técnicas de podas, variedade de uvas com explicações sobre os diversos vinhos produzidos pela empresa, sendo eles: Cabernet, Merlot, Tannat, Moscato Giallo, Grappa, Shiraz, Sauvingnon Blanc, Chardonnay, Espumantes, Carmènére, Malbec e Bordô. Além dos sucos integrais tinto e branco. As explicações foram acompanhadas de degustação dos vinhos e sucos, com intuito de desmistificar as principais diferenciações entre vinhos.

Esta visita foi realizada com o objetivo de proporcionar aos alunos a oportunidade de vincular seus conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas Tecnologia de Bebidas, Máquinas, Equipamentos, Processos e Operações Unitárias e Embalagens.

Esta visita técnica foi a primeira participação para estes alunos, que elogiaram a oportunidade com reconhecimento da importância deste tipo de atividade devido à contribuição na ampliação da visão sobre o setor produtivo de alimentos.

Fotos e texto: Prof. Adriano Alvarenga Gajo

Revisão: Assessoria de Comunicação do IFSULDEMINAS
Publicado em 04 de Maio de 2018.