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Inicio do Curso “Por uma  prática educativa emancipadora: teorias críticas e pós-críticas de currículo e as dimensões de classe, raça e gênero” foi um Sucesso

curso ficQuinta-feira, 13 de setembro, ocorreu o primeiro encontro do curso Por uma prática educativa emancipadora: teorias críticas e pós-críticas de currículo e as dimensões de classe, raça e gênero. Com duração de 50 horas, o curso tem o intuito fornecer subsídios da área de estudos curriculares, as teorias críticas e pós-críticas, para uma ação educativa comprometida com a emancipação.

Segundo o Professor Rone, “ontem foi uma noite maravilhosa. Mais uma vez os profissionais da educação deram mostras do seu empenho e sacrifício para desenvolverem práticas educativas comprometidas com a liberdade das nossas crianças e jovens”.

Ele explica que “é comum as pessoas atribuírem à educação o papel de formar cidadãos críticos. Ao falar de educação escolar, não há discursos declarados que defenda outra coisa. Mas essa aparência de uniformidade e consenso encobre projetos políticos pedagógicos muito diversos e, às vezes, antagônicos. O objetivo do curso é nos auxiliar a decodificar os discursos, distinguir as concepções de educação e projetos sociais refletidos nos currículos. A partir daí teremos mais condições de orientar conscientemente nossas práticas educativas para os propósitos da emancipação. Se não tivermos clareza sobre o que estamos buscando dificilmente conseguiremos elaborar propostas curriculares que nos permita avançar na direção que queremos. Espero que o curso cumpra esse papel e permita um crescimento pessoal e profissional a todos os participantes”.

Texto: Professor Rone
Fotos: Luiz Gustavo de Mello
Publicado em 18 de setembro de 2017.