0000009677 dominio publico

periódicos

siape

Encontro no Campus

Familiares do escritor carmense Murilo Rubião visitam a cidade e se reúnem no Campus Avançado Carmo de Minas

No último sábado, dia 24 de junho de 2016, o Campus Avançado Carmo de Minas recebeu a Sra. Sílvia Rubião e André Rubião sobrinha e sobrinho/neto do escritor nascido em Carmo de Minas, Murilo Rubião. Foi a primeira vez que os familiares de Murilo Rubião visitaram a cidade de Carmo de Minas.

Neste dia, foi realizado um evento pelo Polígono Sul Mineiro do Livro (organização que promove o livro, a leitura e biblioteca no âmbito do Sul de Minas), por intermédio de Ana Vilela, que contou com o apoio da Gerência de Cultura e Turismo de Carmo de Minas e do Campus Avançado Carmo de Minas.

Estiveram presentes no evento o Prefeito Yuri Vaz de Oliveira, o Presidente da Câmara de Vereadores Álvaro Coli, vereadores, a CULTUR, representantes da Secretaria de Educação, professores da Escola Estadual Professor Guedes Fernandes, a bibliotecária do Campus Av. Carmo de Minas Natália Rodrigues e demais convidados que conhecem a história da cidade de Carmo de Minas.

A Sra. Sílvia Rubião e André Rubião, disseram que gostaram muito da região do Sul de Minas e principalmente da cidade de Carmo de Minas, uma vez que, o primeiro contato com a terra de Murilo Rubião lhes causaram boas impressões. Sra. Sílvia Rubião, ressaltou ainda, que a visita à cidade de Carmo de Minas faz parte das comemorações do centenário do escritor que se encerra no próximo mês julho. Relatou também aos presentes algumas ações que foram e ainda estão sendo realizadas em comemoração a esta data tão importante para a literatura brasileira. André Rubião falou aos presentes sobre a escultura de bronze que foi feita em homenagem a Murilo Rubião, que está localizada no jardim da Biblioteca Pública na praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Segundo ele, a escultura parece “caminhar” em direção a outros escritores que também têm esculturas no local, como Oto Lara Resende e Fernando Sabino. André aproveitou o momento e convidou a todos para quando forem a Belo Horizonte visitarem o local para conhecerem a escultura.

Quem foi Murilo Rubião?

Murilo Rubião nasce em Silvestre Ferraz – hoje Carmo de Minas – em 1º de junho de 1916. Filho de uma família de escritores, chega em Belo Horizonte aos sete anos, onde vive até o final de sua vida, a não ser pelos quatro anos passados em Madri como adido junto à Embaixada do Brasil na Espanha. Foi contista, jornalista, professor, advogado.

Em 1947, lançou seu primeiro livro de contos, O ex-mágico, que não teve maior repercussão na época. A partir de então, ingressou no mundo da política, sempre como assessor. Em 1951, ocupou a função de chefe de gabinete do governador Juscelino Kubitschek. Entre 1956 e 1961, exerceu o cargo de adido cultural do Brasil na Espanha. Em 1966 foi designado para organizar o Suplemento Literário do Diário Oficial Minas Gerais, que se tornou um dos melhores órgãos de imprensa cultural já surgidos no país. A publicação de O pirotécnico Zacarias, em 1974, deu súbita fama a Murilo Rubião.


Texto: Natália Rodrigues
Fotos: Natália Rodrigues e Prefeitura Municipal de Carmo de Minas
Publicado em 27 de junho de 2017.