Festival Doces Minas

O Campus Avançado Carmo de Minas participará da 1ª Edição do Festival Mineiro de Doces: Doces Minas. O evento será promovido pelo São Lourenço Convention & Visitors Bureau – SLCVB entre os dias 15 e 17 de junho, em São Lourenço. O objetivo é promover o turismo na cidade e estimular o setor produtivo, importante na economia industrial regional.

O campus ofertará oficinas de capacitação direcionadas para os colaboradores das indústrias doceiras de São Lourenço e região. Os participantes serão designados pelas próprias empresas. Os temas trabalhados serão: "Boas Práticas de Fabricação"; "Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle" para as indústrias de doces e "Alergênicos: aspectos regulatórios e rotulagem".

As oficinas serão realizadas nas instalações do campus e ministradas por professores do curso Técnico em Alimentos (Saiba mais sobre o curso Técnico em Alimentos), com três horas de duração cada. As datas e horários serão definidos em conjunto com os empresários. As vagas remanescentes serão preenchidas por alunos regularmente matriculados nos cursos do Campus, por ex-alunos ou por pessoas da comunidade interessadas nos temas. Um atestado de participação nas oficinas será emitido aos participantes.

Para a coordenadora do curso Técnico em Alimentos, Lilian Vanessa Silva, “o segmento de doces é um dos mais relevantes na economia desta região. A participação do IFSULDEMINAS no I Festival Mineiro de Doces gera aproximação com os empresários do setor para que eles possam conhecer as parcerias para desenvolvimento de projetos e serviços; e para que determinem sua demanda de perfil de capacitação de profissionais, permitindo que o Campus ofereça a melhor formação aos alunos, favorecendo a empregabilidade e contribuindo para o desenvolvimento dos municípios do Circuito das Águas. A visibilidade proporcionada pelo Doces Minas – Festival permite que os visitantes conheçam o Campus Avançado Carmo de Minas e as possibilidades de estudo em uma instituição pública com ensino gratuito de qualidade”.

Sobre o evento

São Lourenço, assim como toda a região, é reconhecida nacionalmente como local de origem de doces e guloseimas tradicionais ligadas à cozinha mineira. Para valorizar este reconhecimento e explorar o fato de que existe uma indústria atenta aos novos nichos do mercado, o São Lourenço Convention & Visitors Bureau, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG), organiza a primeira edição do Doces Minas – Festival Mineiro de Doces.

O Festival contará com expositores locais e regionais, entre eles fabricantes de doces desde os mais tradicionais, como doces de leite, compotas, goiabadas e afins, até produtos que atendem às novas tendências de mercado, como os orgânicos, zero açúcar e isentos de glúten, ou ainda doces à base de leite sem lactose e produtos que podem ser apreciados pelo público fitness, como paçocas e bananadas acrescidas de Whey Protein.

A programação terá ainda o preparo de uma versão gigante da tradicional goiabada cascão, que será conduzido de modo colaborativo pelas empresas doceiras da cidade. Paralelamente e de forma complementar ao evento, São Lourenço receberá o roteiro “Lenha no Fogão”, organizado pela Chef de cozinha e pesquisadora Juliana Venturelli e que percorrerá fazendas, residências e estabelecimentos em busca dos sabores mais singulares da cozinha tradicional mineira.
Mais informações no site: http://www.saolourencocvb.com.br/docesminas/ ou pelo telefone: (35) 3331-8579.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
24/05/2017