IF SOLAR

IFSULDEMINAS realiza instalação das placas fotovoltaicas no Campus Avançado Carmo de Minas

Dando continuidade ao projeto de implantação das usinas fotovoltaicas destinadas à geração de energia na instituição, o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) concluiu nessa última quarta-feira, 17 de maio, as instalações das placas no Campus Avançado Carmo de Minas. As obras tiveram início no dia 14 de maio. Foram 108 placas instaladas no prédio do laboratório de alimentos, que podem produzir até 30kw/h.

Atualmente o campus tem um custo de aproximadamente dois mil reais com energia, e com a usina, a economia poderá chegar até a 100%. Já receberam as placas os campi de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Reitoria. A próxima fase será a instalação no Campus Avançado Três Corações.

Sobre o projeto

A ação faz parte do projeto IFSOLAR, que é o maior do Brasil e foi elaborado pelo IFSULDEMINAS. Contará com a instalação em 82 campi dos Institutos Federais que aderiram a licitação, no total serão 20.172 painéis fotovoltaicos de 265 watts cada um, a capacidades de todas as usinas se instaladas serão de 5.470 Mwp, o que daria para atender uma cidade com mais de 16.000 habitantes, ou seja, será capaz de gerar energia solar para 2.600 casas. O valor do investimento poderá chegar a R$ 39.032.000,00.

A energia solar é limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e para a saúde das pessoas, já que não emite gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Cada sistema proposto gerará em média 104,88 MWh por ano. Desse modo, cada usina instalada evitará a emissão de 30.608 quilogramas de dióxido de carbono (CO2) ao ano no meio ambiente. Para viabilizar a proposta, o IFSULDEMINAS realizou a maior aquisição pública de usinas solares por meio do Regime Diferenciado de Compras (RDC) e pelo Regime da Contratação Integrada, o que permitiu contratar o projeto e a execução da obra no mesmo processo.

Confira as fotos!

Saiba mais: IFSULDEMINAS implanta usinas fotovoltaicas para geração de energia solar nos campi

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
18/05/2017